"A guitarra é a única coisa da minha vida que não ferrou comigo."
Dave Mustaine

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

"Os Fireman encontraram sua Voz".

Dessa vez o cara me surpreendeu...

Como todo fã, eu sempre espero coisas legais quando o assunto é Paul McCartney, porém, o projeto The Fireman é algo totalmente à parte.

Para quem não conhece, no início da década de 90 McCartney se juntou ao baixista e produtor Youth (ex-integrante da banda Killing Joke e produtor de nomes como The Verve, Take That e Tom Jones, entre outros) para dar início a um projeto totalmente diferente de tudo que ambos haviam feito até então. Durante algum tempo, a identidade deles também foi mantida em segredo... e sobre a música, era “simplesmente” uma instrumental psicodelia eletrônica baseada fortemente no Trance. Os dois primeiros álbuns foram Strawberries Oceans Ships Forest (1993) e Rushes (1998).

Depois de um recesso de 10 anos, a dupla resolveu se reencontrar e dar início ao “volume 3”. Em apenas 13 dias (não contínuos), sem planos ou direção do que queriam, Paul McCartney e Youth gravaram 13 canções, compondo (todas composições de McCartney) e gravando cada faixa em apenas 1 dia. Ao trabalho deram o curioso nome ELECTRIC ARGUMENTS.

Poderia ser mais um álbum do The Fireman se não trouxesse novidades tão claras… pela primeira vez haviam vozes em um álbum do The Fireman. A verdade é que esse álbum poderia tranquilamente se passar por um álbum de carreira de Paul McCartney (talvez um pouco mais conceitual, mas ainda Paul).

Com belíssimas canções, a dupla deixa de lado um pouco do excesso de experimentalismo (vejam bem, eu disse UM POUCO) e trás à tona, com merecido destaque, melodias bem mais pulsantes do que o esperado, como em “Nothing Too Much Just Out Of Sight”, “Two Magpies”, “Sing The Changes”, “Sun Is Shining”, “Lifelong Passion” e “Don’t Stop Running”, só para citar algumas.

Há aproximadamente 1 mês atrás, em uma entrevista pautada no novo álbum do The Fireman, Paul McCartney declarou: “Isso pode acabar com a minha carreira. Pode ser o momento mais constrangedor da minha vida.”

... por isso eu gosto tanto do humor britânico!!!

1 comentário

Carol Bonando disse...

deu até vontade de ouvir, e nem sou muito fã do Paul!!!
Vc devia tentar vender sua escrita para algum site de musica, tipo, rádio levi's, rádio uol, radio terra, saca?
acho q daria certo!
bjs

Postar um comentário