"A guitarra é a única coisa da minha vida que não ferrou comigo."
Dave Mustaine

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

OUÇA



O som perfeito, é isso que todo mundo procura. 

Já faz um tempinho que trabalho com áudio profissional e percebo que as dúvidas não mudaram e as atitudes também não. Os novos aventureiros do ramo, ainda hoje, com toda a informação que temos, procuram fórmulas mágicas e presets salvadores de almas. Sempre ouço perguntas do tipo “como equalizo um violão”, “que frequência eu corto na guitarra”, “onde dou um boost no baixo”. Minha resposta é sempre a mesma: NÃO SEI.

Devem me achar um incompetente. Há tanto tempo fazendo isso e essa é melhor resposta que eu consigo dar? Bom, talvez... então vou dar uma resposta melhor!!! OUÇA.

Isso mesmo, é muito simples, basta ouvir. O que estiver ruim você tira ou atenua até ficar bom, o que estiver faltando você acentua até ficar bom. Ficou bem mais fácil agora, não é?

Isso que eu coloquei acima é o princípio básico de uma equalização. Quando trabalhamos com um grupo de instrumentos devemos levar em conta também a influência que um causa no outro. Às vezes corto frequências graves de um violão porque não quero que ele embole e atrapalhe o baixo, por exemplo. Às vezes atenuo um pouco das médias de uma guitarra pra abrir espaço pra voz.  São muitas as possibilidades. Começou a ficar complicado? Então repito: OUÇA.  Seja coerente, seja respeitoso e faça com carinho. O resultado é subjetivo mas a sua satisfação não.

Pra terminar, não são só os equalizadores que definirão o seu som. Um conjunto de fatores será responsável por isso, desde a captação até a finalização do áudio (edições, mixagem, masterização).
Em uma próxima postagem irei mais a fundo nos equalizadores, mas até lá, OUÇA!!!

1 comentário

leumas disse...

Ótima palavra para definir tudo isso.

Postar um comentário