"A guitarra é a única coisa da minha vida que não ferrou comigo."
Dave Mustaine

segunda-feira, 4 de junho de 2007

CD Zero – Que nota você dá?


No último dia 28 de maio a Sony/BMG apresentou uma nova idéia para dar aquela movimentada na indústria fonográfica. Essa idéia foi batizada de “CD Zero”, mas diferente do que muitos acreditam, a sua função no mercado não é atuar como o nosso antigo compacto simples (single play) da era do vinil. Para entendermos melhor isso, precisamos voltar alguns anos atrás, quando outros formatos ocupavam uma fatia considerável do mercado de discos.

A idéia básica do compacto simples era divulgar antecipadamente ao lançamento do LP (Long Play), de uma a quatro músicas que fariam parte desse trabalho. O objetivo disso era testar, com baixo custo, a aceitação do produto (música e/ou artista) diante de seus consumidores. Claro que havia exceções, principalmente no mercado internacional, onde alguns artistas não incluíam o single no trabalho completo, ainda que a função de divulgar fosse a mesma.

Outro formato antigo é o EP (Extended Play), nome dado por se tratar de um formato longo demais para ser um single e curto demais para ser um álbum (carrega em média de 5 a 8 músicas) e sua produção se deve basicamente ao seu baixo custo. O EP voltou a se tornar popular nos últimos anos por ser um recurso muito utilizado por pequenas bandas que buscam divulgar um trabalho.

Então o que é o CD Zero?
O CD Zero é um produto nacional e uma versão alternativa de vida própria, ainda que tenha bastante similaridade com o EP. O “Zero”, que é lançado simultaneamente com o CD "cheio", trás 5 músicas ao preço de R$ 9,99, mas sua existência se dá principalmente como uma arma no combate à pirataria. Estratégia questionável, porém, válida. Devemos lembrar que o pirata é um produto similar ao original com menor preço, enquanto que no CD Zero o consumidor paga menos porque compra menos. Outro serviço que se agrega ao CD Zero é a venda de música on-line. O Consumidor que adquirir o CD Zero e posteriormente se interessar em comprar as músicas restantes, poderá fazer isso através da compra individual das outras faixas pela internet. A Sony/BMG estuda ainda a possibilidade de criar parcerias com lojas e revendedores, a fim de oferecer desconto ao consumidor que adquirir o CD completo mediante apresentação da nota de compra do CD Zero.

A inauguração do CD Zero foi com a cantora Vanessa da Mata e o CD “Sim”. A intenção da gravadora é, futuramente, colocar todos os seus artistas dentro do novo formato.

O negócio agora é torcer para que todas essas iniciativas, voluntária ou involuntariamente, beneficiem a informação e a cultura.

2 comentários

Carol Bonando disse...

como eu coloco vc na indicacao? suou lerdinha pra isso heehhehe

ANA FONSECA disse...

confuso. quer dizer, ainda é mais barato comprar piratão e baixar da internet, né? mas, assim, acho que vai cair naquilo de "item de colecionador" que nem single. é uma idéia, só não sei se é boa. hehe.
:)

Postar um comentário