"A guitarra é a única coisa da minha vida que não ferrou comigo."
Dave Mustaine

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Então o Sgt. Pepper’s te pegou de surpresa...

Em 1971, John Lennon lançava o álbum "Imagine", que trazia na canção "How Do You Sleep?" um desabafo crítico sobre seu ex-parceiro Paul McCartney: "So Sgt. Pepper's took you by surprise"... Deixando essas brigas de lado, na verdade, o Sargento Pimenta pegou todo mundo de surpresa.
O álbum SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND foi apresentado ao mundo no dia 01 de junho de 1967. O fato de ser um novo trabalho dos Beatles já era suficiente para atrair toda a atenção. Então, qual a razão dessa fixação envolvendo o "Sgt. Pepper's", se álbuns como "A Hard Day’s Night", "Help!", "Revolver", "The White Album", "Abbey Road" e "Let It Be" (só para citar alguns) também são obras constantemente lembradas?
"Sgt. Pepper's" representa mudanças não só na música, mas também em todo o conceito de arte. Em 1967 a tecnologia engatinhava e o bom resultado de um trabalho ainda dependia muito dos poucos recursos oferecidos aliado às grandes idéias das pessoas envolvidas.

A IDÉIA INICIAL:

A idéia era "transformar" os Beatles em uma nova banda. Na época se iniciava todo aquele movimento hippie e o Rock'n'Roll fervia com o surgimento de novas bandas. Longos nomes era o que estava na moda... assim surgia a banda "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", pronta para se apresenta diante da sua "ilustre" platéia (representada na capa).

AS MÚSICAS

Mas a supresa maior estava prensada no vinil. As músicas se ligavam, seguindo um conceito... o que hoje chamamos de álbum conceitual nascia ali. Novas temáticas, orquestra, colagens sonoras, música indiana.... tudo de uma forma organizada como nunca havia sido feito antes:

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band: a faixa que dá nome e abre o disco convida todos para se juntarem à "Banda dos Corações Solitários do Sargento Pimenta".
With a Little Help From My Friends: Billy Shears pede ajuda aos amigos para cantar suas canções. Tornou-se a nº 1 das paradas de sucesso 1 ano mais tarde com a gravação de joe Cocker.
Lucy in the Sky with Diamonds: polêmica, fazia viajar por suas iniciais (LSD). John Lennon sempre afirmou que a canção era inspirada em um desenho que seu filho Julian havia feito na escola. Devido à suposta menção às drogas a faixa foi banida pela BBC.
Getting Better: canto à felicidade. Uma busca pela melhora pessoal.
Fixing a Hole: chegou a ser apontada como uma referência ao uso de heroína, mas isso nunca foi confirmado.
She's Leaving Home: a música conta a história de uma garota que foge de casa. A inspiração veio de um fato real que havia sido publicado na imprensa britânica.
Within You Without You: única canção de George Harrison no ábum. Baseada na música de Ravi Shankar, Harrison é o único Beatle existente na gravação. Ele foi acompanhado por músicos indianos.
Being For The Benefit Of Mr. Kite!: escrita por John Lennon, teve inspiração no cartaz de um circo de 1843. A gravação tenta recriar um clima circense utilizando órgãos e bateria de uma forma nunca utilizada anteriormente em uma canção popular.
When I'm Sixty-Four: primeira faixa a ser gravada para o disco. Parece surgir da década de 20. Segundo Paul, ele a escreveu quando tinha 15 anos, inspirado em seu pai.
Lovely Rita: conta a história de Rita, uma controladora de parquímetros. Depois de seu lançamento, surgiram inúmeras "Ritas" se dizendo a fonte de toda inspiração.
Good Morning, Good Morning: canção de John que chama a atenção pela colagem com sons de animais. As fitas que traziam esses sons estavam perdidas dentro de um dos armários dos estúdios da Abbey Road. Sorte nossa elas terem sido descobertas a tempo.
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise): a banda do Sargento Pimenta se despede em tom de Rock'n'Roll.
A Day in The Life: conclui o álbum. John e Paul encerram com essa obra que consegue transmitir melancolia e alegria.

CURIOSIDADES:

A capa: Disco novo nas prateleiras e a surpresa já começava pela capa. A capa de "Sgt. Pepper's" trazia John, Paul, George e Ringo cercados por figuras antológicas. Lá estavam representados os Rolling Stones, Bob Dylan, Marlon Brando, Stan Laurel, Marylin Monroe, Sonny Listen, Aleister Crowley, Fred Astair, Edgar Allen Poe, Tony Curtis, Karl Marx, Ghandi, Albert Einstein, Lewis Carroll, entre muitos outros (há quem diga que até Adolph Hitler estava lá);
Encarte com letras: O que era aquilo na contracapa? Pela primeira vez na história, um disco trazia as letras de todas as músicas;
Gravando: gravado entre 06 de dezembro de 1966 e 01 de abril de 1967, "Sgt. Pepper's" consumiu aproximadamente 700 horas de gravação. Com técnica inovadora para época, todo álbum foi feito utilizando apenas 8 canais de gravação (dois gravadores analógicos de 4 canais tocando de forma sincronizada).
Psicodelia: é considerado por muitos como a primeira obra do Rock Psicodélico.
Um dublê para o Paul: Carregado de mensagens subliminares, tudo indicava que realmente, Paul McCartney estava morto, alimentando ainda mais a lenda que surgira anos antes.
Grammy: Os Beatles ganharam quatro prêmios Grammy pelo trabalho: "melhor álbum do ano", "melhor capa de álbum", "melhor álbum de música contemporânea" e "melhor engenheiro de som" (Geoff Emerick).
Consagração: Em 2003, a Revista Rolling Stones publicou um artigo com os 500 melhores álbuns de todos os tempos. "Sgt. Pepper's" encabeça a lista. Além disso, Os Beatles possuem 11 álbuns na lista, estando 4 deles no top 10. Desta forma, eles representam o artista/grupo com o maior número de álbuns na lista.
Sempre lembrado: Muitos artistas parodiaram a capa de "Sgt. Pepper's", entre eles Frank Zappa e Zé Ramalho.

Quem em 1964 lotava os cinemas para assistir e ouvir o simples (e excelente) "A Hard Day's Night", jamais imaginaria que 3 anos mais tarde estaria com o "Sgt. Pepper's" debaixo do braço, acompanhando mudanças de pensamentos, cultura, moda, política e música.

Eu não vivi a época, mas o impacto da obra em mim não foi menor por isso. SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND tem uma importância inegável... e ainda hoje, quando se festeja os seus 40 anos, eu me surpreendo.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário