Alguém já viu uma criança dizer que não gosta de música? Ao nascer, a relação da criança com a música é imediata. O tempo passa e a música está lá para fazer adormecer, brincar de roda, dançar... esse bem cultural é a linguagem mais eficiente quando se quer expressar sensações, sentimentos e pensamentos.
Tudo isso deve ser lembrado quando pensamos em aprendizagem, pois o livre contato com qualquer forma de expressão musical desde os primeiros anos de vida é um importante estopim no processo de musicalização. Nós devemos expor à criança a linguagem musical, conversando com ela por meio da música. As emoções expressadas por uma canção ajudam a criança na percepção de seus sentidos e sentimentos.
Na Grécia antiga a música já era considerada fundamental na formação dos futuros cidadãos. A musicologia era um estudo tão relevante quanto matemática e filosofia. Recentes estudos comprovaram que se estimuladas musicalmente desde cedo, as crianças são capazes de apresentar significativo crescimento intelectual. A revista Brain publicou em uma de suas edições o resultado de testes feitos com grupos de crianças por Laurel Trainor, professor na Universidade McMaster, onde se dizia que “É possível perceber que a resposta cerebral no grupo treinado pela música, em comparação com outro, sem aulas especiais, mudou no prazo de um ano. Essas alterações estão claramente relacionadas com os benefícios cognitivos propiciados pelo treino musical”.
É comprovado que o trabalho da musicalidade infantil na escola vai muito além do desenvolvimento da sensibilidade à música. Ele atua em fatores como concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina. O aumento na capacidade de aprendizagem nas crianças ultrapassa 60% quando estas são estimuladas pelo convívio musical.
Todos nós somos atraídos pelo que nos dá prazer, e com as crianças isso não é diferente. Dentro da escola a música pode ser o impacto necessário para excitar as crianças ao ato de aprender, tornando o ambiente mais alegre e agradável.
O trabalho escolar com a música pode ser realizado de diversas maneiras. O ensino das disciplinas usando a música como ferramenta de memorização é bastante eficiente. Outra forma de estímulo é através de corais e aulas de música e instrumentos musicais. Particularmente, percebo que essas aulas podem ser estimulantes desde que não sejam obrigatórias. O interesse deve partir da própria criança, pois tentar ensinar técnicas musicais para quem ainda não demonstrou senso musical pode ser inútil e ineficaz. Em contrapartida, testes de seleção em corais de crianças me soa cruel demais. Todos nós somos capazes de nos expressarmos musicalmente, e não será um irrelevante teste onde se cantarola as 7 notas musicais que vai poder decidir quem fica ou quem sai.
Tudo isso deve ser lembrado quando pensamos em aprendizagem, pois o livre contato com qualquer forma de expressão musical desde os primeiros anos de vida é um importante estopim no processo de musicalização. Nós devemos expor à criança a linguagem musical, conversando com ela por meio da música. As emoções expressadas por uma canção ajudam a criança na percepção de seus sentidos e sentimentos.
Na Grécia antiga a música já era considerada fundamental na formação dos futuros cidadãos. A musicologia era um estudo tão relevante quanto matemática e filosofia. Recentes estudos comprovaram que se estimuladas musicalmente desde cedo, as crianças são capazes de apresentar significativo crescimento intelectual. A revista Brain publicou em uma de suas edições o resultado de testes feitos com grupos de crianças por Laurel Trainor, professor na Universidade McMaster, onde se dizia que “É possível perceber que a resposta cerebral no grupo treinado pela música, em comparação com outro, sem aulas especiais, mudou no prazo de um ano. Essas alterações estão claramente relacionadas com os benefícios cognitivos propiciados pelo treino musical”.
É comprovado que o trabalho da musicalidade infantil na escola vai muito além do desenvolvimento da sensibilidade à música. Ele atua em fatores como concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina. O aumento na capacidade de aprendizagem nas crianças ultrapassa 60% quando estas são estimuladas pelo convívio musical.
Todos nós somos atraídos pelo que nos dá prazer, e com as crianças isso não é diferente. Dentro da escola a música pode ser o impacto necessário para excitar as crianças ao ato de aprender, tornando o ambiente mais alegre e agradável.
O trabalho escolar com a música pode ser realizado de diversas maneiras. O ensino das disciplinas usando a música como ferramenta de memorização é bastante eficiente. Outra forma de estímulo é através de corais e aulas de música e instrumentos musicais. Particularmente, percebo que essas aulas podem ser estimulantes desde que não sejam obrigatórias. O interesse deve partir da própria criança, pois tentar ensinar técnicas musicais para quem ainda não demonstrou senso musical pode ser inútil e ineficaz. Em contrapartida, testes de seleção em corais de crianças me soa cruel demais. Todos nós somos capazes de nos expressarmos musicalmente, e não será um irrelevante teste onde se cantarola as 7 notas musicais que vai poder decidir quem fica ou quem sai.
3 comentários
Me fez lembrar minha mãe que trabalhava com o desenvolvimento das crianças do pré-escolar através da música.
p.s. tá tendo que lê um bocado pra manter o blog em forma.... até fala em filosofia, grécia antiga. só assim pra ficar culto....rsrsrss
calma...brincadeirinha!!
Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu
amei